Google Wave, o faz-tudo da web

O Google, o gigante da internet, pretende lançar ainda este ano um serviço que vai combinar mensagens instantâneas, e-mails, armazenagem e troca de documentos e imagens, além de recursos de redes sociais em um pacote integrado. Trata-se do Google Wave, uma espécie de super-Orkut, ou super-Facebook. Ou seja, um espaço virtual e interativo onde internautas poderão se comunicar através de textos, imagens, áudio e vídeo em tempo real.

Na verdade, o Google Wave ainda não está pronto para ser lançado no mercado. Ele, primeiramente, foi testado por desenvolvedores de softwares. Depois desta primeira bateria de testes, o novo serviço começou, deste ontem, a ser usado por 100 mil internautas comuns que se cadastraram no site da empresa. Estes 100 mil usuários foram selecionados entre 1 milhão de candidatos em todo o mundo.

O Wave (onda, em inglês) inclui lado a lado na tela do computador partes de conversas e documentos, permitindo que as pessoas se comuniquem enquanto trocam arquivos. O primeiro passo para o usuário do serviço é criar uma Wave, uma espécie de página virtual, e convidar pessoas para participarem dela. Todos que estão na mesma “onda” podem incluir textos, fotos, vídeos do YouTube, links etc. Cada item da “onda” pode ser comentado e editado e as modificações são vistas por todos imediatamente.

O Wave é considerado ainda como uma das mais promissoras inovações do Google no sentido de ampliar sua presença entre os clientes empresariais. Especialistas dizem que o projeto tem o potencial de adiantar os planos do Google para fornecer software a empresas.

Em dois posts no blog oficial do Google, a empresa informou que estava estudando planos para uma “loja de extensões monetizáveis” do Wave, que permitiria a criadores de software vender programas que ampliem capacidade do serviço.

Ainda é possível se inscrever para testar o produto, mas será preciso esperar na fila, pois, por enquanto, o Google vai ser usado pelos 100 mil selecionados. Mas o link para inscrições é https://services.google.com/fb/forms/wavesignup/

Nenhum comentário: