Nova indexação do Google promete buscas 50% mais atualizadas

Google usou ilustração para mostrar o que muda na indexação de conteúdos no índice de buscas. (Foto: Reprodução)

O Google anunciou seu novo sistema de indexação prometendo buscas atualizadas com velocidade até 50% maior do que ocorre atualmente.

O Caffeinne foi apresentado no blog oficial da companhia como a "maior coleção de conteúdo web" que o Google já ofereceu. "Em outras palavras, quer dizer que poderemos encontrar de forma muito mais rápida e atual todo o conteúdo atualizado on-line", diz o texto assinado pela engenheira de software Carrie Grimes.

Ela explicou ainda que o índice antigo do buscador tinha várias camadas, algumas atualizadas em um ritmo mais rápido do que outras – e a camada principal, a cada duas semanas. "Para atualizar uma camada do índice antigo, nós analisávamos toda a web, o que implicava em um atraso significativo entre o momento em que encontrávamos uma página e a disponibilizávamos para o usuário. Com o Caffeine, a análise é feita em pequenas porções e a atualização do índice de pesquisa é feita sobre uma base contínua, de forma global", detalhou.

À medida que novas páginas ou informações sobre as páginas existentes são encontradas, são adicionadas diretamente no índice, permitindo que o usuário encontre informações mais novas a cada busca.

A cada segundo, explica a empresa, o sistema de indexação do Caffeine processa "centenas de milhares de páginas em paralelo". O Caffeine ocupa um banco de dados com cerca de 100 milhões de gigabytes, – o equivalente à capacidade de 625 mil iPods, exemplifica Carrie – e acrescenta novas informações a uma taxa de "centenas de milhares de gigabytes por dia". [Fonte: G1]


Google Earth e Street View lançam passeio virtual na Copa

O Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, é um dos que podem ser visitados no Street View
Foto: Reproduçãoo

A tecnologia - e a internet - permitirão aos torcedres que estejam mais "presentes" nesta Copa do Mundo. Nesta terça-feira, o Google Street View passou a disponibilizar imagens dos estádios e das cidades-sede do Mundial. É possível, por exemplo, caminhar pelo Soccer City, em Joanesburgo, o Peter Mokaba, em Polokwane, ou o Moses Mabhida, em Durban, com um alto nível de detalhes e em 360 graus, tanto dentro como em seus arredores.

Para conhecer os estádios pelo Google Street View, é necessário ir no endereço http://bit.ly/acwGF6 e escrever no campo de busca o nome do estádio e a cidade onde se encontra. A partir daí é possível fazer um passeio virtual e conhecer detalhes de cada sede da Copa do Mundo.

Também é possível conhecer cada um doz dez estádios da Copa e diversas cidades da África do Sul em três dimensões através do Google Earth, dentro do próprio Google Maps. Segundo o Google, as cidades de Rustenburg, Nelspruit, Polokwane, do Cabo, Durban, Pretoria, Porto Elizabeth, Bloemfontein e Joanesburgo também podem ser "visitadas". Estão em destaque as principais atrações de cada uma com informações cedidas pelo site oficial de turismo da África do Sul. [Fonte: Terra]

Google deixa pessoas mais inteligentes, diz Don Tapscott

O empresário canadense Don Tapscott, escritor e consultor especializado em estratégias de negócios, é otimista em relação ao impacto das novas tecnologias. Em palestra realizada hoje em São Paulo, ele definiu a chamada Geração Y (jovens nascidos a partir de 1980 e cresceram em meio a era digital) como a mais inteligente, mais capaz e responsável por uma revolução na economia e no comportamento global. E contestou a ideia defendida pelo americano Nicholas Carr, um dos pensadores mais influentes do mundo na área de negócios e tecnologia da informação, de que o Google estaria deixando as pessoas "mais burras".

Tapscott discursou nesta tarde na 20ª edição do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab), promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Carr também fará palestra no mesmo evento, só que nesta quinta-feira (10), de modo que os dois acabaram não se encontrando. "O que os jovens buscam no Google são fatos, datas, nomes. Mas a internet fez com que essa geração pense de forma diferente, em 'multitarefa'", defende Tapscott.

Muita coisa está mudando no mundo com a chegada da Geração Y - que o canadense prefere chamar de Geração Net - ao mercado de trabalho. "Pela primeira vez na história, crianças e adolescentes passaram a ser consideradas autoridade em algum assunto, a saber mais do que os professores, do que os pais", diz. Ele citou diversos exemplos de jovens que conheceu há alguns anos para ilustrar sua tese, como uma menina que não lê jornal porque "só é atualizado uma vez por dia", uma adolescente que considera o e-mail ultrapassado diante de mensageiros instantâneos e redes sociais, e um garoto que dá aulas sobre internet e computadores para seus professores. "Certa vez fui fazer uma palestra em uma reunião da Felaban [Federação Latino Americana de Bancos], em Bogotá, e apresentação deu problemas. Pedi para falar com o responsável pela tecnologia do local e, em meio a um monte de equipamentos de ponta, estava um menino de 13 anos", contou o palestrante para abrir sua sessão. [Portal Exame]